Seguidores

domingo, 11 de fevereiro de 2024

O escotismo ainda existe? Ou acabou?

Chefe Arilson - 37ºGE-RJ

E aí, pessoal, tudo bem com vocês?

Eu sou o Chefe Arilson, voluntário do movimento escoteiro, atuando desde os anos 80 no 37º Grupo Escoteiro Fernão Dias Paes Leme, aqui em Duque de Caxias, no Rio de Janeiro e estou aqui para compartilhar com vocês as minhas experiências neste movimento juvenil, que desde a sua fundação em 1907, na Inglaterra, tem impactado gerações e formado cidadãos úteis à sociedade. Um movimento de jovens para jovens! Jovem em idade, jovem em espírito!
 
Esse é um dos objetivos do movimento escoteiro, dentre muitos outros, que voltarei a discutir com vocês que têm interesse em conhecer um pouco mais sobre o escotismo.
 
A minha intenção com este blog sempre foi discutir e mostrar os assuntos do escotismo, não só para o público interno do movimento escoteiro, mas principalmente para o público que ainda não faz parte dessa grande fraternidade, o público externo. Pais, mães, educadores, poder público, admiradores, enfim, para todas as pessoas.
 
Você já ouviu falar em escotismo?  Ou você é daqueles que pensam que o escotismo desapareceu? Que acabou? Que só existe nos filmes americanos?
 
Você é desses que dizem que antigamente via mais escoteiros nas ruas? Cadê os escoteiros?
 
Pois então, saibam que os escoteiros ainda estão por aí, e mais fortes do que nunca. É fato que em 2020 toda a sociedade sofreu um grande golpe com aquela crise sanitária que o mundo vivenciou e o escotismo também sentiu o baque, vendo o seu efetivo diminuir drasticamente. Mesmo assim, os Escoteiros do Brasil atuaram em diversas áreas, oferecendo o apoio às famílias carentes, membros ou não dos grupos escoteiros, por meio de apoio psicológico, campanhas de arrecadação de alimentos, oferta de atividades escoteiras à distância e muitas outras iniciativas. Enfim, nos reinventamos, como todos fizeram, e superamos as dificuldades.
 
Assim, o movimento escoteiro se reestabelece a cada dia, levando atividades práticas com ênfase no “aprender fazendo”, incentivando uma vida saudável ao ar livre, desenvolvendo as competências físicas, intelectuais, afetivas e, principalmente, do caráter, dentre outras, com o objetivo de ajudar a juventude a encontrar o seu lugar no mundo e fomentar iniciativas que melhorem o ambiente em que vivemos, fortalecendo a sociedade para um futuro melhor.
 
Saiba que é possível encontrar pelo menos uma unidade escoteira em todos Estados do território nacional e o ingresso no movimento escoteiro é, sim, uma opção válida e atual quando se pensa em um ambiente seguro e saudável para os seus filhos vivenciarem esse período importante das suas vidas, da infância até a vida adulta.
 
Então, se você gostou dessas informações, inscreva-se no blog, acompanhe os nossos conteúdos e venha fazer parte desse movimento que tem impactado o mundo há mais de um século de existência. Curta e compartilhe este vídeo e entenda muito mais sobre o que é essa Fraternidade Mundial criada por Robert Baden-Powell e que encanta gerações.

Lord Baden-Powell of Gilwell

Você pode encontrar mais informações em www.escoteiros.org.br e também nas minhas redes sociais:

Instagram/Facebook: @arilsondeoliveirasilva

Youtube: Canal do Chefe Arilson - Escoteiro do Brasil

 Então, o meu Sempre Alerta e até breve!  Tchau!
 
Arilson - 37ºGE-RJ

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário