Seguidores

domingo, 1 de novembro de 2015

Cap 6 - O Grupo vive a década de 70 - 1971 a 1980

        A década de 70 foi marcada pela consolidação do Grupo Fernão Dias Paes Leme como instituição em prol da comunidade e do município de Duque de Caxias, demonstrada por meio da realização e participação em diversas atividades escoteiras, sociais e comunitárias.



          Foram realizados acampamentos de férias nas cidades de Volta Redonda, Rio Bonito e Carapebus, no RJ, além de outros realizados no município de Duque de Caxias e Nova Iguaçu. Os grandes acampamentos marcaram a década, quando os mesmos eram realizados por períodos de 15 a 20 dias. 

   







        O Grupo participou ainda de Desfiles cívicos em homenagem ao dia do Soldado e ao Dia da Pátria na Cidade de Duque de Caxias e em outros municípios, acrescentando-se também o trabalho de apoio ao trânsito junto a Policia Militar. 


          O grupo também tomou parte do Acampamento do jubileu de Prata da Cidade de Maringá, no Paraná. Cabe destacar que o transporte foi concedido pela Força Aérea Brasileira, por meio do Correio Aéreo Nacional. O grupo participou ainda do Acampamento Distrital Arariboia, em Niterói. 





          Nosso grupo teve o privilégio de ter o segundo Escoteiro da Pátria dos Estado do Rio de Janeiro e o primeiro da Baixada Fluminense, em 1972, o então Escoteiro Almir Carvalho de Souza, outorgado pela Direção Nacional. A cerimonia contou com a presença do Comissário Distrital José Gomes de Lima, e dos Grupos Escoteiros Almirante Tamandaré e Narciso José Machado. Estiveram presentes também o Vereador Armando Maia de Oliveira, a Presidente de Honra Senhora Maria Victória Penteado e muitos outros convidados. 






       Na comemoração dos 10 anos de fundação do grupo, destacou-se o fato de ter sido publicado no Diário Oficial de Duque de Caxias o Estatuto do Grupo e, por conseguinte, a Câmara Municipal de Duque de Caxias reconheceu o grupo de Utilidade Pública Municipal pela deliberação Municipal nº 1961 de 15 de maio de 1975, sendo o presidente da Câmara o Vereador Luiz Braz de Luna.



         Em 1977, durante a realização do Encontro Musical Escoteiro, na cidade do Rio de Janeiro, nosso grupo ganhou o prêmio de Melhor intérprete e em segundo lugar como melhor cancão. 

        O grupo tomou parte das campanhas para ajuda às vítimas das grandes enchentes da década de 70, especialmente nos bairros do Amapá e Lote XV. Participou ainda das campanhas de vacinação da cidade.  

       A professora Nísia Vilela Fernandes, diretora da Escola de São Bento tomava parte das reuniões do conselho de grupo, assim como o Vereador Armando Maia, e representantes do Patronato São Bento, numa parceria em prol das crianças do bairro. 

        O Fernão Dias estava inserido no 2º Distrito Escoteiro de Duque de Caxias e Magé, tendo como Comissários na década de 70 o Professor Jose Gomes de Lima, do Grupo Escoteiro Almirante Tamandaré, sendo este um grande incentivador do Escotismo na Baixada Fluminense e o Chefe Rubens Alves de Oliveira, do Grupo Escoteiro Tiradentes. 
Chefia do 2º Distrito de Duque de Caxias e Magé*

Chefe Rubens Alves de Oliveira, Comissário*

Chefe José Gomes de Lima, Comissário


          Dona Conceição de Paula Amador destaca-se como Catequista do Grupo, assumindo também a função de Racsha, a mais velha loba da Alcateia.

          Na década de 70, a Presidência da Comissão Executiva do Grupo passa às mãos do Senhor José Bernardes de Souza, permanecendo na função por diversos mandatos.  




          Despontou também na década de 70 como um dos melhores monitores o então escoteiro Jeremias Guerra Silva, o qual foi o autor do hino da Patrulha Leão, cantado até os dias de hoje em nosso grupo. 


          Ao final da década de 70, nosso fundador concluía o Curso de Técnico de Enfermagem no Educandário Cruzeiro do Sul, em Duque de Caxias. Profissionalmente, atuava como Massagista Terapêutico na Centro de Reabilitação e Medicina Física (CREMEFI), em Bonsucesso. Formou-se Massagista pelo Curso de Massagem Dr. P. Ling.


          Suas vitórias pessoais e profissionais tiveram o grande incentivo de sua esposa, Jurema Carvalho de Souza e dos enteados, Almir Carvalho de Souza, Regina Carvalho de Souza e Aldenir Carvalho de Souza, com os quais passou a viver em 1970.

          Dona Jurema assume Alcatéia em 1970, permanecendo por muitos anos como Akelá do grupo.



* As imagens com asterísco foram cedidas gentilmente pelo Chefe Roberto Aires, do 47º Grupo Escoteiro Tiradentes

Chefe Arilson
Arilson de Oliveira Silva
Autor do Blog



13 comentários:

  1. Muito legal Arilson. Não conhecia essas informações.

    ResponderExcluir
  2. Muito legal Arilson. Não conhecia essas informações.

    ResponderExcluir
  3. Excelente material, Chefe Arilson. Um manancial de informações para perpetuar a história desse belo grupo e de seu fundador. Que sirva de incentivo para que outros escotistas registrem a história de seus GE's, inclusive daqueles infelizmente desativados.

    ResponderExcluir
  4. Muito bom acompanhar essa história. Tô esperando os anos 80. Foi quando vivenciei a rivalidade entre o extinto 26º G. E. Almirante Tamandaré (do qual fazia parte) e o Fernão Dias. Bons tempos !!!

    ResponderExcluir
  5. Inegavelmente,sua pesquisa a cerca do 37º GE, é fantástica e nos faz retornar ao tempo. Relembrar momentos marcantes de nossas vida e até mesmo rever a foto do meu irmão que se foi em 2014 (Aldenir). Você é a pessoa certa para dar a continuidade ao 37º. Parabéns

    ResponderExcluir
  6. Eu lembro de quase todos que foram mencionados, o Zé Maria, dona Jurema, o Sr, Burnett, entre outros.

    ResponderExcluir
  7. Quem tbm participou no Fernão Dias, foi o Sr. José Henrique Lima(Seu Lima) ele era eletricista, o Zé Maria, era cozinheiro da Marinha, e tbm ensinava os escoteiro essa tarefa.

    ResponderExcluir
  8. Quem tbm participou no Fernão Dias, foi o Sr. José Henrique Lima(Seu Lima) ele era eletricista, o Zé Maria, era cozinheiro da Marinha, e tbm ensinava os escoteiro essa tarefa.

    ResponderExcluir
  9. Quem tbm participou no Fernão Dias, foi o Sr. José Henrique Lima(Seu Lima) ele era eletricista, o Zé Maria, era cozinheiro da Marinha, e tbm ensinava os escoteiro essa tarefa.

    ResponderExcluir
  10. Parabéns ao Chefe Arilson e ao saudoso Chefe Paulino pela consciência do valor histórico do acervo documental e fotográfico do 37/RJ. Nós, aqui do 47 GE Tiradentes, estamos levando a cabo um grande trabalho de levantamento histórico do escotismo caxiense. Quem sabe isso embocará em um Centro Memorial do Escotismo Caxiense ou algo parecido? Ch. Roberto Aires - 47 GE Tiradentes

    ResponderExcluir
  11. Parabéns pelo trabalho Chefe Arilson, excelente conteúdo. Gostaria de saber informações sobre o Grupo Escoteiro Narciso José Machado, pois tenho alguns relatórios de acampamentos elaborados por sêniors, que na época, faziam parte desse Grupo. Gostaria de saber mais sobre o referido grupo e colaborar com sr. Roberto Aires para o levantamento historico do escotismo Caxiense. Desde já, agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Carlos Helmer, obrigado por visitar nosso blog. Infelizmente não tenho informações sobre o Grupo Escoteiro Narciso José Machado. Você poderia me passar mais dados: Onde ficava a sede? Em que ano você fez parte do grupo? Lembra do nome de alguem da época?

      Excluir