Seguidores

domingo, 18 de outubro de 2015

Capitulo 5 - Os primeiros anos do Fernão Dias - 1964 a 1970



   Fundado o 37º Grupo Escoteiro Fernão Dias Paes Leme no dia 27 de dezembro de 1964, no Campo de treinamento no terreno cedido pelo Chefe do Departamento de Correios e Telégrafos e com sede Social no Prédio da Antiga Cooperativa, iniciaram-se as reuniões escoteiras regulares, incluindo atividades de sede, caminhadas, acampamentos, excursões e passeios diversos. O efetivo do grupo aumentava a cada dia, contando com jovens do Núcleo Colonial de São Bento e bairros próximos.




     A Comissão Executiva, junto com o Conselho de Grupo procurava conseguir os equipamentos e materiais necessários para melhor aplicação das atividades escoteiras. Esta Comissão Executiva, composta pelo "Seu Burnett", como Presidente da Comissão Executiva, o Senhor Oscar Teixeira, secretário, Senhor Ovídio da Silva Crespo, tesoureiro, e o chefe do grupo, Baltazar Paulino, efetuava contatos com a comunidade do Núcleo Colonial de São Bento e com as autoridades municipais, civis e militares, buscando parcerias e doações de materiais. Por meio destes contatos, foram conseguidos por doação mobiliários, barracas de acampamento* , panelas e ferramentas para as lides campeiras.


A tropa em formatura
     Além das atividades escoteiras, eram oferecidos cursos de Eletricista, Agricultura e Telégrafo, ministrados pelo Seu Burnett, com a utilização de algumas salas da Escola de São Bento, que também cedia o seu espaço para a realização das reuniões da Comissão Executiva, do Conselho de Chefes e de pais.  Em troca, o grupo escoteiro auxiliava na limpeza e manutenção da escolinha.  O grupo desenvolveu também uma horta no campo dos escoteiros.


     Para comemorar o primeiro aniversário da fundação do grupo, foi realizada uma alvorada festiva as 06h00, com a queima de fogos de artifícios, e um dia inteiro de atividades, que culminaram com um "hai-fai" à noite, isto é, um baile.


       





     Em  14 de abril de 1965 a Diretoria Nacional da União dos Escoteiros do Brasil concede RECONHECIMENTO ao 73º Grupo Escoteiro Fernão Dias Paes Leme, dando legitimidade à nova Comunidade Escoteira no Núcleo Colonial de São Bento, Duque de Caxias. O numeral 37 foi concedido em definitivo a partir de 1966.



         Em outubro de 1966, o Chefe Paulino foi nomeado pelo Conselho Distrital para chefiar, interinamente, o Grupo Escoteiro Jonh Kennedy, na Vila Operária, em Duque de Caxias, que sofria uma intervenção regional. Ao final do período de intervenção, alguns escoteiros transferiram-se para o Fernão Dias, entre os quais os jovens Almir, Regina Célia e Aldenir Carvalho de Souza. Transferiu-se também a Senhora Jurema Carvalho de Souza, mãe dos referidos jovens, e que viria a ser a futura esposa do Chefe Paulino.   
      



     Nesta época o Chefe Paulino estudava no Ginásio São Judas Tadeu, terminando a 4ª série em 1969. Residia na Rua Itabira, nº 278, na Vila São Luiz, em Duque de Caxias. 




    Já em 1970, o Chefe Paulino recebe a Medalha de Bons Serviços Bronze, concedida pela Direção Nacional pelos relevantes serviços prestados a União dos Escoteiros do Brasil Chefe Escoteiro.



Registre-se que José Maria da Silva foi o primeiro Chefe de Escoteiros, em 1965 e Ciléia Santos Alves a primeira Chefe de Lobinhos do Grupo, em 1966, e Valdevir da Neto o primeiro Chefe Sênior do Grupo, em 1967.

A alcatéia também foi chefiada por Maria Rita Brasil Melo, que permaneceu no grupo por muitos anos. 

* O Exército Brasileiro doou barracas, mochilas, cantis e marmitas para o grupo.

Chefe Arilson
Arilson de Oliveira Silva
Autor do Blog




4 comentários:

  1. Parabéns! Lindo trabalho !Grande homenagem ao Chefe Paulino em memória!

    ResponderExcluir
  2. ESTOU COM SAUDADE. ACHO QUE VOU PASSEAR SABADO QUE VEM

    ResponderExcluir
  3. Na foto tropa em formatura, meu irmão é o 5º à esquerda o Chefe Paulino.

    ResponderExcluir