Seguidores

terça-feira, 19 de janeiro de 2016

Cap 9, parte 2/3 - A primeira década do século 21 (2001 a 2010)

Anos 2000 - Rumo ao Jubileu de Ouro

         Em continuidade a postagem anterior, sigamos relatando os fatos que compõem a história do 37º Grupo Escoteiro Fernão Dias Paes Leme na década de 2001 a 2010.





Excursões/jornadas/travessias

          Não há escotismo sem atividades ao ar livre. Assim, o grupo manteve o ímpeto na realização de diversas excursões e jornadas nos mais diversos recantos do Rio de Janeiro, com destaque para as atividades abaixo mencionadas.

Excursão ao Parque Estadual da Serra da Tiririca, Itacoatiara, Niterói, RJ.

         A Excursão ao Parque Estadual da Serra da Tiririca, localizado na Praia de Itacoatiara, no dia 07 de janeiro de 2002, foi uma atividade marcante que objetivou explorar esse parque que faz parte do circuito turístico "Caminhos de Darwin", o qual consta dos apontamentos do naturalista Inglês Charles Darwin, que estudou a flora e a fauna brasileiras em suas pesquisas.

 


Travessia da Ilha Grande, RJ.

          Ainda em janeiro de 2002, os integrantes da Tropa Sênior exploraram a Ilha Grande, localizada na Baia de Angra dos Reis, realizando a sua jornada sênior para a conclusão de etapas de progressão e de especialidades. Por meio das trilhas daquele santuário natural, partiram da Vila do Abraão, passando por Dois Rios, seguiram até a localidade de Parnaióca, perfazendo mais de 20 km a pé, montando acampamentos volantes. Na ocasião puderam visitar pontos históricos da Ilha, como as ruínas do Presídio da Ilha Grande, o Lazareto e o Aqueduto, além de aproveitar as belezas naturais daquelas praias.





Excursão a Guapimirim

         Outro local destino de excursão para o grupo é a localidade de Guapimirim, com suas belas cachoeiras e abundante vegetação de Mata Atlântica. Além do aprendizado e contato com a natureza, é possível aproveitar o dia para um refrescante banho de cachoeira. O evento retratado aconteceu em março de 2002.




Excursões ao Parque Nacional da Floresta da Tijuca


O Parque Nacional da Floresta da Tijuca, maior floresta urbana do mundo, foi o destino das seções do grupo em diversas oportunidades, quando os jovens puderam demonstrar suas capacidades físicas e intelectuais para o estudo da natureza nesse santuário natural em plena cidade do Rio de Janeiro. No local foram visitados alguns dos pontos turísticos importantes, como a Cachoeira da Cascatinha Taunay, a Capela Mayrink, o Centro de Visitantes, A Ponte Pencil, as Grutas dos Morcegos e Paulo e Virginia, e o Mirante do Excelsior, entre outros. Os eventos retratados ocorreram em outubro de 2003 e em abril de 2005.

2003




2005



Jornada Ecológica de Vila Inhomirim (Raiz da Serra) até Petrópolis


          Em agosto de 2004, percorrendo o Caminho do Ouro da Estrada Real, o grupo percorreu a trilha que ladeia a estrada da Serra Velha que liga a localidade de Raiz da Serra à cidade de Petrópolis, numa jornada ecológica por um caminho já percorrido por escravos e pela família real do tempo do império. Contando com uma trilha original de pedras em um calçamento que é considerado um trabalho de arte e harmonia. A atividade contou com a participação também do 75º Grupo Escoteiro do Ar Baden Powell e do 78º Grupo Escoteiro Monte Castelo.





Jornada Cultural com uma visita ao Museu do Hospital Central da Marinha, à Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro, à Praça Tiradentes e à Vista Chinesa, na Floresta da Tijuca

          Unindo cultura e atividade ao ar livre, o grupo realizou em no dia 21 de abril de 2006, em homenagem ao Mártir da Independência, Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, uma jornada cultural que envolveu uma visita a Cela de Tiradentes, no Hospital Central da Marinha, passando em seguida pela Assembleia Legislativa e pela Praça Tiradentes. Em seguida, foi realizada uma subida à Vista Chinesa, na Floresta da Tijuca, de onde pode-se apreciar a zona sul da cidade do Rio de Janeiro, a partir de um famoso ponto turístico da cidade. A atividade foi realizada em conjunto com a tropa sênior do 75º Grupo Escoteiro do Ar Baden Powell, tendo com escotista responsável a Chefe Marcia Castilho Correia.






Excursão à Santo Aleixo e a Cachoeira dos Monjolos

          Nos anos 80 a localidade de Santo Aleixo, em Magé, era destino certo das excursões do grupo, tendo sido, inclusive, destino de jornadas a pé desde a sede do grupo, no bairro São Bento. Para marcar os 40 anos do grupo, em janeiro de 2005 foi realizada uma excursão àquela localidade com as tropas escoteira e sênior, incluindo a subida a Cachoeira dos Monjolos, local onde se encontra uma queda d'água Véu da Noiva, de mais de 20 metros.


Excursão ao Morro da Urca

          A pista Cláudio Coutinho, que dá acesso a trilha que conduz os caminhantes ao Morro da Urca, foi o destino do grupo em setembro de 2008, oportunidade em que pode realizar naquele local atividades ao ar livre, com o enfoque nas regras ecológicas para trilhas urbanas, sendo feita uma conscientização dos visitantes por meio de planfletos. Ao longo do caminho foram realizadas atividades de orientação com bússola e primeiros socorros.  O ponto alto foi a visita ao Morro da Urca, famoso ponto turístico do Rio de Janeiro, que oferece uma visão em 360º da Baia da Guanabara e que já foi palco de históricos eventos culturais. 




Visita ao Centro de Instrução da Ilha da Marambaia - CADIM

             Em abril de 2007, o Escoteiro Geovane Rodrigues da Silva, cumprindo etapas de progressão e itens de especialidades fez uma visita ao Centro de Adestramento da Ilha da Marambaia. Na ocasião pesquisou com os militares daquele local a cerca da profissão dos homens do mar lotados naquela Organização Militar. Vale ressaltar que ali foi realizado, em 1985, um dos acampamentos de férias do grupo.



Atividades técnicas - Rapel

Diversas atividades técnicas e práticas foram realizadas no campo de instrução do grupo. Em destaque as atividades com cabos, tão importantes para os jovens escoteiros, realizadas em outubro de 2010, tendo como instrutor o Chefe Luiz Jorge dos Anjos.




Atividades Sociais

As atividades de cunho social sempre constam do calendário de atividades do grupo, a fim de estreitar os laços com a comunidade e instituições diversas da cidade de Duque de Caxias e adjacências, dando aos nossos jovens a consciência quanto as necessidades do outro.

Colônia de Férias da empresa Vale do Rio Doce no Ipê Country Clube

         Em janeiro de 2002, o grupo tomou parte da Colônia de Férias da Companhia Vale do Rio Doce, em conjunto com o 90º Grupo Escoteiro Paulo VI, realizada nas dependências do Ipê Country Clube, na cidade de Belford Roxo. Os grupos ficaram responsáveis por organizar jogos e brincadeiras para os filhos dos funcionários da mencionada empresa, por meio de bases com as características escoteiras. A atividade foi elaborada e dirigida pelo escotista Luciano Cortez.


Campanha do Natal sem fome

         Por muitos anos foram realizadas campanhas ao final do ano para recolha de gêneros alimentícios, a fim de se montarem cestas de alimentos para serem distribuídas às famílias carentes, cadastradas previamente pelas associações de moradores.  As fotos retratam a campanha realizada em dezembro de 2002, no bairro Jardim Brasil, em Belford Roxo, em parceria com a família do produtor de eventos, Rogério Gomes e amigos. Os itens arrecadados foram distribuídos às famílias cadastradas pela Comunidade São Simão, sob a coordenação da Senhora Graça Gomes e Senhor Jamil Gomes.









Encontro de Geracões na Universidade aberta da Terceira Idade da Unigranrio

          Como parte das comemorações dos 40 anos de fundação do grupo foi realizado, em junho de 2004, em conjunto com a UNATI - Universidade aberta da Terceira Idade da Unigranrio, a atividade batizada de "Encontro de Gerações". O evento contou com a participação e apoio dos grupos escoteiros do distrito (31º Grupo Escoteiro Marechal Rondon, 37º Grupo Escoteiro Fernão Dias Paes Leme, 78º Grupo Escoteiro Monte Castelo, e 90º Grupo Escoteiro Paulo VI).  Na ocasião, foram oferecidas oficinas sobre diversos assuntos, com a intenção de aplicar atividades tipicamente escoteiras para equipes mistas de jovens e idosos. Entre as oficinas oferecidas, foram abordados os primeiros socorros em caso de infarto e acionamento do telefone de ajuda, aprendizado de nós e voltas, artesanato, música escoteira e muito mais. O ponto alto do evento foi a participação do Senhor Ivan Buscácio, participante da UNATI. O referido senhor relatou ter sido escoteiro da patrulha do Jovem Caio Viana Martins e que encontrava-se no acidente de Minas Gerais relatado nos livros escoteiros. Foi feita um grande homenagem ao Sr. Buscácio, tendo sido entregue o lenço do grupo como um presente. A UNATI é coordenada pela professora Maria Vitória. Também contamos com o apoio e participação do Processo Apell de Campos Elísios, e contamos ainda com o apoio do Senhor Vinicius Veiga, da Casa da Juventude (Vinícius do PV), que ofereceu as camisetas do evento. 







A primeira década do século XXI foi bastante animada. 
Temos a necessidade de uma terceira postagem para completar 
essa bela história. 
Nos vemos no próximo post!

Chefe Arilson
Arilson de Oliveira Silva
Autor do Blog

3 comentários:

  1. Páginas importantes do escotismo caxiense. Essas páginas são um patrimônio de nossa história comum. Um abraço dos amigos do GE Tiradentes.

    ResponderExcluir
  2. Que saudade deste tempo!!!! Ilha grande sempre linda essas fotos valem ouro em chefe

    ResponderExcluir
  3. Sempre muito bom relembrar esses momentos, nossa juventude... Saudades desse tempo!
    Parabéns Chefe Arilson!

    ResponderExcluir