Seguidores

domingo, 24 de janeiro de 2016

Cap 9, parte 3/3 - A primeira década do século 21 (2001 a 2010)

Anos 2000 - Rumo ao Jubileu de Ouro



       Continuemos então contando a história do 37º Grupo Escoteiro Fernão Dias Paes Leme, finalizando a década de 2001 a 2010. 

Atividades Sociais

Seminário Estadual de Educação

          Em outubro de 2002 o grupo tomou parte da mesa de discussão no Seminário de Educação promovido pela Secretaria Estadual de Educação, na Escola Estadual Gilberto Freire. Os jovens participaram o hasteamento do Pavilhão Nacional e das demais atividades culturais ocorridas naquele dia. .






Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho na Empresa Suzano Celulose e Papel

        Em julho de 2007, a convite da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes no trabalho, ligada ao Processo Apell, o grupo participou da Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho da empresa Suzano Celulose e Papel localizada no Complexo da Refinaria Duque de Caxias. O Grupo montou para os funcionários uma pista de orientação nas instalações daquele empresa, a fim de que os funcionários conhecessem todo o perímetro por meio de um esporte com carta e bússola. Foi um dia de integração em que os jovens do grupo também tomaram conhecimento das regras de segurança no trabalho.



Festa do dia das crianças do Processo Apell

        No dia 12 de outubro de 2010 o grupo participou das comemorações do dia das crianças promovido pelo Processo Apell, no bairro Campos Elísios.  Enquanto a chefia ajudava a organizar as brincadeiras e a distribuição de brindes, os jovens aproveitavam a festa. Afinal, era dia das crianças. 








Cursos Escoteiros

         Os membros adultos do grupo tomaram parte dos Cursos de Formação oferecidos pela Região Rio. nas fotos abaixo destaca-se a participação do Chefe Arilson de Oliveira Silva do Curso Avançado em setembro de 2004 e a entrega da Insígnia da Madeira das mãos do Assessor Pessoal de Formação Luiz Paulo Marques Filho, numa singela cerimônia em janeiro de 2006.  




       Vale destacar que o Chefe Arilson de Oliveira Silva, na função de Coordenador Distrital, promoveu alguns cursos escoteiros na Baixada Fluminense, sendo retratados abaixo o Curso Informativo e o Curso Preliminar realizados na Sede do Processo Apell, em agosto de 2008.







Curso de Monitores 

          A preparação dos jovens para as funções de liderança deve ser uma constante nas atividades escoteiras. A liderança é uma das qualidades estimuladas no movimento escoteiro, especialmente daqueles que exercerão as funções de monitor e submonitor. Assim, as fotos abaixo registram a ocorrência de um curso de monitores em janeiro de 2007, no início de mais um ciclo de programa.


Religiosidade 

Procissão de Ramos e Semana Santa 

        A Semana Santa é o momento em que o grupo mais expressa sua religiosidade e serviço ao próximo. Além da realização de vigílias religiosas e as tradicionais peixadas, por vezes o grupo apoia a realização de procissões da igreja católica. Nos registros abaixo, em abril de 2006, vemos a participação do grupo na organização do trânsito para a passagem da procissão pelas ruas do Parque Fluminense e entorno da Igreja Sagrada Família pela procissão de ramos. Na sexta-feira santa desse mesmo ano, após a vigília religiosa, foi realizado um café da manhã de confraternização. 





7ª Romaria Escoteira em Aparecida do Norte

         Em abril de 2010, o grupo foi representado pelos Chefes Alecsandro Chagas Martins, Valéria Escramozini Martins e Deni Martins, na 7ª Romaria Escoteira em Aparecida do Norte. Este é um grande evento para os escoteiros católicos, que se reunem na Basílica de Aparecida para uma grande celebração em homenagem ao Dia Mundial do Escoteiro.







Exposições Escoteiras

Exposição Escoteira no Colégio Oliveira Araújo (COA), em Xerém

          Em outubro de 2003, o grupo montou em conjunto com o 90º Grupo Escoteiro Paulo VI, uma exposição Escoteira no Colégio Oliveira Araújo, em Xerém, Duque de Caxias, durante a feira cultural daquela escola. Na ocasião foi apresentado um pequeno acampamento, foi proferida uma palestra sobre o escotismo e ainda foram aplicados jogos escoteiros para os alunos.







Atividades Esportivas

Torneio de Futebol do Fernão Dias

        Foi realizado em outubro de 2003 a tropa escoteira promoveu o Torneio de Futebol do Fernão Dias, contando com a participação de 8 equipes de futebol socyete do São Bento e bairros adjacentes.




Visitas

Visita ao Museu Ciência e Vida de Duque de Caxias

As tropas visitaram o recém inaugurado Museu da Ciência e Vida, em Duque de Caxias. O referido museu tem como missão popularizar e difundir a cultura, a ciência e a arte. Ampliando sua função social, o grande desafio do museu é estimular nos visitantes diferentes sensações que os levem a novas experiencias do saber e despertar o gosto pela ciência. Dessa maneira, os jovens puderam experimentar, além da exposição em cartaz, o planetário instalado no referido museu. 







 Festas do Grupo

         A família Fernão Dias é festeira e ao longo do ano não deixa de comemorar as principais datas festivas importantes para o Grupo. É por meio destes eventos que o grupo consegue angariar fundos para continuar suas atividades.

Festa Julhina - Arraiá dos Escoteiros

      Entre os principais eventos estão as Festas Julhinas, com o famoso "Arraiá dos Escoteiros", momento em que as seções se reunião em torno do tema junino para realizar uma campanha financeira, com as barraquinhas de comes e bebes, brincadeiras e jogos típicos da festas julhinas. Os grandes torneios de quadrilha são substituídos pela confraternização dos membros, com a participação da comunidade de São Bento e muitos outros convidados. Abaixo, as fotos da festa julhina de 2010.







Festa da Primavera

          Outro evento tradicional eram as festas da primavera, sendo retratada abaixo a festa de setembro de 2001, sempre privilegiando a iniciativa das seções, que realizavam seus concursos de beleza durante estes evento. Ao passo que saudava-se a chegada da primavera, havia uma confraternização entre pais e filhos, amigos do grupo, envolvendo também a comunidade de São Bento.







Homenagem ao dia dos Pais

        No dia especialmente dedicado aos pais dos jovens, eram realizadas as atividades para pais e filhos, momento em que o jovem podia ter o seu pai, mãe ou responsável como integrante de sua patrulha para uma atividade de integração. Momentos emocionantes que certamente ficarão na memória de pai/mãe e filho como uma ocasião de aconchego, afeto e amor. Abaixo, um registro da atividade para pais e filhos realizada em agosto de 2010.









Comemoração do aniversário do Fundador do Grupo, Chefe Paulino

         Anualmente se recordava o aniversário do Fundador do grupo, o Chefe Paulino.  Nas fotos abaixo, é retratado o aniversário de 68 anos, em outubro de 2008, quando os membros do grupo fizeram uma festa surpresa na residência do Chefe Paulino e de sua esposa Jurema Carvalho de Souza. O chefe, mesmo debilitado por problemas de saúde, matinha o vigor e a vibração, entoando cancões escoteiras de todos os tempos.





Comemoração dos aniversários do Grupo
  
O ano escoteiro do grupo Fernão Dias é anualmente coroado com as comemorações alusivas ao aniversário de fundação do grupo, sempre exaltando aqueles que precederam os membros atuais. Nesta época o fundador do grupo limitava-se a comparecer a estes eventos, que eram sempre cercados de emoção e de expectativa quanto à sua presença.

Aniversário de 40 anos de Fundação do Grupo - Cerimônia Escoteira no Campo de Instrução e Jantar Festivo no salão de festas da Igreja Sagrada Família

          Na primeira década do século XXI, em 2004, comemorou-se os 40 anos do grupo, com uma bela cerimônia escoteira no campo de instrução do grupo seguida de um jantar no Salão de Festas da Comunidade Sagrada Família, no Parque Fluminense. A escolha do local deu-se pela ligação que o grupo possuia com aquela igreja, sendo muitos membros pertencentes àquela comunidade. Esta também era a Comunidade da Madrinha do Grupo, a saudosa Ana Medeiros (Dona Anita).







43º Aniversário de Fundação - Encerramento do ano - Café da manhã festivo

         Em dezembro de 2007, o aniversário do grupo foi comemorado com um delicioso café da manhã festivo, partilhado entre os membros do grupo, marcando o encerramento do ano escoteiro.







44ª Festa de aniversário do grupo - 44 anos

As comemorações do 44º Aniversário do grupo, em dezembro de 2008, contou com uma missa campal, celebrada pelo Capelão da Marinha do Brasil, Fábio Gonçalves. As festividades contaram com a presença do Chefe Paulino, sua esposa Jurema Carvalho de Souza e muitos outros antigos escoteiros. Tivemos a presença da Diretora Presidente da União dos Escoteiros do Brasil, Região Rio, Lúcia Cordeiro de Mello, do lendário Chefe Bill, Diretor Presidente do 45º Grupo Escoteiro Coronel PM Manoel dos Santos Portugal, sediado na Invernada de Olaria. Contamos também com a presença dos grupos do distrito e outros visitantes. A cada ano a expectativa e emoção da presença do Fundador era grande, em virtude de sua saúde debilitada.

















Festa de aniversário dos 45 anos de fundação do grupo

As comemorações do 45º Aniversário de fundação do grupo foram realizadas em nossa sede, com um churrasco de confraternização, encerrando mais um ano de excelentes atividades com a bandeira do Fernão Dias a tremular.









Indabas Distritais

Indaba Distrital - Entrega da Insíginia da Madeira ao Chefe Oswaldo Cavalcante de Oliveira, do 78º Grupo Escoteiro Monte Castelo



     Em abril de 2010 foi realizada a Indaba Distrital na sede do 47º Grupo Escoteiro Tiradentes, para a discussão dos diversos assuntos inerentes ao distrito da baixada Fluminense. Na ocasião, foi feita a entrega do certificado e as Contas da Insígnia da Madeira correspondentes à de conclusão do Nível avançado ao Chefe Oswaldo Cavalcante de Oliveira, do 78º Grupo Escoteiro Monte Castelo. O Chefe Arilson foi o Assessor de Formação Pessoal do Chefe Cavalcante.








Indaba Distrital - Entrega da Medalha de Gratidão ao Chefe Arilson - despedida do Cargo de Coordenador Distrital

         Em dezembro de 2010 ocorreu a Indaba Distrital para encerramento do ano escoteiro e prestação de contas. O evento aconteceu na sede do 31º Grupo Escoteiro Marechal Rondon. Na ocasião, o Coordenador Distrital, Arilson de Oliveira foi homenageado com a Medalha de Gratidão Prata, oferecida pela Direção Regional.  Era também o momento de sua despedida da função de Coordenador Distrital, encerrando um ciclo que se iniciou em 2005, pois deixava o cargo a disposição por motivo de viagem ao Haiti a trabalho. 









Atividades em outras regiões

Comemoração do 1º Aniversário do 307º Grupo Escoteiro Pico do Itaguaré com jornada e acampamento no Pico do Itaguaré, na cidade de Cruzeiro, SP

     Em julho de 2010, o grupo tomou parte no evento comemorativo ao 1º Aniversário de Fundação do 307º SP Grupo Escoteiro Pico do Itaguaré. Participaram da atividade os Chefes Alecsandro Chagas Martins e Geraldo Assis Costa, juntamente com os demais grupos daquela região, entre eles o 223ºSP Grupo Escoteiro Guaypacaré, 101º SP Grupo Escoteiro do Ar Suboficial Palmeiras, dentre outros.

           A atividade consistiu em uma jornada até o Pico do Itaguaré, que fica na Serra da Mantiqueira, na divisa entre os estados de Minas Gerais e São Paulo . Houve ainda um grande acampamento na cidade de Cruzeiro, SP.










Afastamento do Chefe Paulino do movimento escoteiro


         Em sua história pessoal, o Chefe Paulino sofre o impacto de ter-se candidatado ao cargo de Vereador da cidade de Duque de Caxias nas eleições de 2000 e não ter alcançado um número expressivo de votos. Inicia um processo de afastamento de suas atividades profissionais e sociais. Encerra seu ciclo trabalhista no SENAC, permanecendo apenas como funcionário da CREMEFI e atendendo a pacientes particulares. 

          No movimento escoteiro, deixa de comparecer as atividades semanais do Fernão Dias a partir de 2001, atribuindo a responsabilidade de conduzir o grupo ao Chefe Arilson de Oliveira Silva. Comparece apenas aos principais eventos, especialmente aos aniversários do grupo. Dona Jurema também deixa de comparecer às atividades semanais do grupo, limitando-se a acompanhar o esposo em algumas ocasiões. Concomitantemente, sua saúde fica debilitada pela necessidade de uma cirurgia na próstata, realizada em 2006, no Hospital Souza Aguiar. Ao seu estado são associadas outras doenças do sistema nervoso, entre elas o Mal de Parkinson. 


Chefe Arilson
Arilson de Oliveira Silva
Autor do Blog

2 comentários:

  1. Muito clara e rica essa postagem meu amigo. As fotos enriqueceram em muito cada item abordado. Parabéns a esse nobre trabalho. Pascoal

    ResponderExcluir
  2. Riquíssimo material historiográfico deste tradicional grupo Escoteiro. Um exemplo para os demais! Parabéns!

    ResponderExcluir