Seguidores

quinta-feira, 11 de janeiro de 2018

O que é um antigo escoteiro?

Por Arilson Silva


Quando eu era um jovem monitor da Patrulha Leão, o Chefe da Tropa era o Chefe Paulino. E sempre que chegava um antigo escoteiro na sede, durante a atividade, ele fazia questão de parar tudo o que estávamos fazendo para receber, com toda a atenção e carinho, aquele antigo escoteiro que aparecia para uma visita ao seu amado grupo.  Sempre apresentava aquele membro da "família" que andava sumido e que veio matar a saudade. Sempre concedia a palavra, para que ele se dirigisse a tropa. E nós, jovens escoteiros, ficávamos admirados em conhecer alguém que um dia já esteve ali na tropa, fazendo as mesmas coisas que estávamos fazendo agora. Que orgulho eu sentia, em saber que um dia eu poderia ser esse a ser bem recebido pelas gerações futuras.  

Em seus conselhos, o Chefe Paulino sempre dizia:  Quando chegar um antigo escoteiro, trate-o com respeito e amizade. Ele é um membro da família. Apresente-o à Tropa, mostre como o grupo está e dê a ele a oportunidade de falar de sua época e de suas experiências no "mundo lá fora". Apresente os novos escoteiros, os novos monitores. Assim, ele saberá que estamos cuidando bem do grupo.


Hoje, lembrando disso, vejo que sigo o exemplo! Sempre que aparece um antigo escoteiro, repito a tradição e sempre oriento aos novos membros a fazerem isso. Sinto-me muito feliz em rever àqueles que um dia estiveram ali naquela sede, seguraram o mesmo bastão de patrulha, entoaram as mesmas canções, choraram em volta da fogueira no maravilhoso fogo de conselho, dormiram sob as mesmas barracas ou em um bivaque improvisado. Emociono-me em receber os meus antigos companheiros de patrulha. Eu continuo tocando o barco e eles, certamente também tem saudades e a vontade de estar ali. 

Na família Fernão Dias não há ex-escoteiro e sim, Antigo Escoteiro. 

Pois, uma vez escoteiro, sempre escoteiro!!!!

Arilson de Oliveira Silva
Diretor Presidente 
37ºGE-RJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário