Seguidores

quinta-feira, 8 de novembro de 2018

Hora de Planejar

" ... Planejar significa visualizar antecipadamente as 
ações que irão ocorrer na empresa e que visam
 alcançar os objetivos propostos pela mesma."
Chiavenatto, 2004.

Fim de ano chegando!


É hora de avaliar o ano que passou e planejar o ano que  virá.

O Estatuto da União dos Escoteiros do Brasil prevê que o Calendário do ano seguinte deve ser aprovado pela Diretoria Executiva Nacional até o dia 31 de julho do ano anterior à sua vigência. Já a Diretoria Regional deve aprovar o seu calendário até o dia 30 de setembro. Assim, as Unidades locais, isto é, os grupos escoteiros, devem aprovar o seu calendário anual até o dia 30 de novembro (UEB, 2011).

A elaboração de um calendário anual das atividades do grupo é de suma importância para a organização e para o planejamento da Diretoria e das Seções do Grupo.  Cabe acrescentar que o calendário deve atender ao planejamento estratégico do grupo, visando ao alcance das metas previamente estabelecidas.

Mas como se elabora o calendário anual de um grupo escoteiro?


Primeiro passo

A Diretoria deve observar os calendários Nacional e Regional e, se for o caso, o Distrital, de modo que se evite a sobreposição de atividades numa mesma data. É importante  valorizar e incentivar a participação do grupo nos eventos dos outros níveis do movimento escoteiro, para que os jovens percebam que fazem parte de algo maior, isto é, da grande fraternidade mundial escoteira. Alguns grupos elaboram um calendário agrupado, com todas as atividades Nacionais, Regionais, Distritais e de Grupo, facilitando assim a visualização de todas as atividades do ano.

Segundo passo

A Diretoria do Grupo deve verificar e destacar as datas dos eventos importantes para o grupo como um todo. Podemos citar como exemplo a data do aniversário de fundação do grupo, a festa do dia das mães e do dia dos pais, a festa junina, a festa da primavera, a semana escoteira, dentre outras, de modo que as seções se mobilizem para realizar ou tomar parte destes eventos, contribuindo com suas sugestões e, principalmente, com as suas presenças.  

Terceiro passo

Após todas as informações e as principais datas estarem lançadas no calendário, recomenda-se uma reunião entre os escotistas e dirigentes, para que o calendário seja discutido e, se for o caso, alterado antes de sua aprovação pela Diretoria do Grupo. Isto certamente promoverá um maior envolvimento de todos os interessados em melhores atividades no ano seguinte. Lembre-se de distribuir a minuta do calendário antes da reunião, para que todos possam se preparar para a discussão, trazendo para a mesa as suas sugestões e ponderações.  


Quarto passo

A Diretoria então, de posse de todas as sugestões e alterações, aprova o calendário anual e, em seguida, distribui para os escotistas, que poderão iniciar o planejamento de suas seções. O calendário também deve ser enviado para os pais e responsáveis e para as entidades parceiras do grupo, de modo que todos saibam previamente o que está planejado para o ano seguinte.

Segundo diversos autores, o planejamento deve ser flexível, cíclico e contínuo, ou seja, a atividade de planejamento é realizada a todo momento, de modo que os ajustes necessários sejam feitos tempestivamente, corrigindo rumos e aperfeiçoando as decisões.

"Transforme seus sonhos em projetos e suas idéias em ações, 
porque quem planeja consegue alcançar e quem age revoluciona o mundo." 
Eder Siegel

Sempre Alerta e boas atividades!

por Arilson Silva
Autor do Blog

Se desejar receber o calendário do 37º Grupo Escoteiro para 2019, me mande um zap (21) 97305-3760

Nenhum comentário:

Postar um comentário