Seguidores

quarta-feira, 21 de novembro de 2018

O Capa de Fogo de Conselho ou o Manto de Fogo de Conselho


Oi, eu sou o Chefe Arilson, do Grupo Escoteiro Fernão Dias Paes Leme, aqui no Rio de Janeiro. 

O assunto de hoje é a Capa de Fogo de Conselho. Se este assunto te interessa, leia esta postagem até o final.

     Sabe-se que o escotismo possui diversas características que lhe são peculiares, como os símbolos escoteiros, os distintivos, o uniforme, dentre outros, previstos no Princípios, Organização e Regras (P.O.R.). Existem também as tradições escoteiras, baseadas nos costumes de cada país ou região, e que são passadas por gerações sem, no entanto, haver um consenso sobre o seu surgimento. Dentre estes, temos o Fogo de Conselho.

O Fogo de Conselho é uma cerimônia durante a qual, diante de uma fogueira, todos os membros de uma tropa ou grupo ouvem, com reverência e atenção, conselhos de chefes experimentados, narrativas amenas e alegres de outros escoteiros, se instruem e se divertem, expondo fatos e histórias aproveitáveis, lembrando anedotas espirituosas e humorismos sadios, interpretando canções, recitando ou declamando poesias e prosas de fundo educativo, executando jogos e iniciativas de real proveito para a vida prática” (UEB, 2002)


         Sendo uma atividade solene, o fogo de conselho é realizado, normalmente, na última noite de um acampamento, dispensando-se excepcionalmente o uso do uniforme ou vestimenta escoteira. Nesse caso, pode-se usar a Capa de Fogo de Conselho (ou manto), que se constitui em uma peça, ponche, capa, blusão ou similar, nos quais são afixados os distintivos e lembranças escoteiras do seu possuidor, tornando-se um objeto de valor inestimável para a maioria dos membros da família escoteira.

         O uso da Capa de Fogo de Conselho é uma das tradições mais conhecidas do Movimento Escoteiro, sendo transmitida de geração em geração. Ademais, pode se configurar em um objeto histórico, que contém as lembranças da vida escoteira do seu dono, como distintivos de progressão e de participação em atividades. Pode ser utilizada também por colecionadores, buscam distintivos no mundo inteiro por meio de trocas e intercâmbios. A capa pode ser considerada até um objeto de arte, ao meu ver. O fato é que uma bela capa de fogo de conselho é objeto de orgulho para muitos, de exemplo para outros. E pode ser considerada uma excelente tradição a ser mantida.

          O ambiente do Fogo de Conselho fica mais alegre quando existem vários Escoteiros usando suas capas ou mantas, e ainda os mantêm agasalhados.


          Os chefes devem motivar seus Escoteiros fazerem suas capas, “escrevendo” suas histórias através dos distintivos colocados durante anos, tornando-se um praticante de uma das mais antigas Tradições do Movimento Escoteiro!





Arilson de Oliveira Silva
Autor do Blog

Fonte: 
União dos Escoteiros do Brasil - Ser escoteiro é, série, 2 Fogo de Conselho, 2002, 

2 comentários:

  1. Chefe, que tal um pequeno curso de fogo de conselho para escotistas, pioneiros, dirigentes e colaboradores, aí mesmo no 37?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola, Roberto, obrigado por comentar e interagir sempre.

      Acredito que uma troca de idéias seria bem legal, sem o compromisso do curso, já que a UEB-RJ já oferece este curso esporadicamente. Poderemos desenvolver essa ideia na programação de 2019.

      Forte Abraço. Sempre Alerta!

      Excluir