Seguidores

terça-feira, 22 de setembro de 2015

Ata de fundação do 37º Grupo Escoteiro Fernão Dias Paes Leme




A ata é o registro ou resenha de fatos ou ocorrências verificadas e, como documento registrado em cartório, dá legitimidade à existência da Instituição.

Para contarmos a história dos 50 anos de existência do Grupo Escoteiro Fernão Dias Paes Leme, publico abaixo Transcrição da Ata de Fundação do 37º Grupo Escoteiro Fernão Dias Paes Leme, registrada à folha nº 394 do livro B-23 de Registro integral de títulos sob o nº 11209, da Comarca de Duque de Caxias, em 13 de agosto de 1974, Cartório Fausto Vieira, 2º Ofício.

"Aos vinte e sete dias do mês de dezembro de mil novecentos e sessenta e quatro, em sede na Receptora Rádio do DCT – Núcleo Colonial de São Bento – Município de Duque de Caxias, Estado dório de Janeiro, às oito horas, com asteamento (sic) do Pavilhão Nacional, foi iniciada a programação – Presentes o Sr. Comissário Distrital, Sra. Assistente Distrital de Lobinhos e os demais chefes dos Grupos Escoteiros: Almirante Tamandaré, Tiradentes, Sta. Rita de Cássia, Barão de Mauá, Presidente, Secretário e Tesoureiro do Conselho Local.  Prestaram promessa os seguintes noviços:  


1.NELTON SANTOS SILVA
2. OVÍDIO DA SILVA CRESPO FILHO
3. PAULO CÉLIO DE SOUZA
4. ALEXANDRE FERREIRA DA SILVA
5. GILVAN DE SOUZA
6. ADILSON DE SOUZA
7. ELI PEREIRA DA SILVA
8. BARTOLOMEU RIBEIRO CRUZ
9. JOSAFAR NASCIMENTO
10. WAGNER TORRES CASTRO
11. JOÃO ALFREDO FAROFI. 

O Comissário Distrital deu posse ao Chefe do Grupo BALTAZAR PAULINO RIBEIRO nas funções de Chefe do Grupo Fernão Dias que é também fundador do referido grupo.  O Sr. Presidente do Conselho Local deu posse à Comissão Executiva do grupo, também fundadores. Pelo Reverendo Padre Sandoval, Presidente do Grupo Escoteiro Santa Cecília, foi celebrada Missa Campal em Ação de Graça. Às 13 horas realizou-se um almoço de confraternização, tendo usado da palavra todos os presentes. As atividades foram encerradas às 16 horas com arriamento do Pavilhão Nacional.  Para constar, eu Oscar José Teixeira, Secretário, lavrei a presente ata, que por mim é datada e assinada.  Abaixo da minha assinatura consta a assinatura dos demais presentes.

Oscar José Teixeira, 1º Secretário
Antonio Burnett de Castro Filho, Presidente
Baltazar Paulino Ribeiro, Chefe de Grupo
Ovídio da Silva Crespo, 1º Tesoureiro
Daniel da Silva Rocha, RJ Barão de Mauá
Lourival Ferreira, G.E.T. (Grupo Escoteiro Tiradentes)
Severino José dos Santos, Instrutor do Grupo Escoteiro Almirante Tamandaré
José de Assis Almeida, Chefe de Tropa do G. E. Tamandaré
Maria de Lourdes – Assistente Distrital de Lobinhos
Guimar B. Arnaldo, Akelá FNM
Edson Guedes, G.E.M. 63º RJ Barão de Mauá, Ch. T. Sênior
Pastora de Alencar Guedes, G.E.M. Barão de Mauá, Ass. Lobinho
José Vicente Ferreira, GE Almirante Tamandaré, Caxias
Rubens Pereira Ramos
Waldir Arnaldo"

Ao longo desta série de postagens, contarei a história da instituição que mudou a minha vida e a de milhares de jovens que por aquela casa passaram. 


Chefe Arilson 
Arilson de Oliveira Silva

11 comentários:

  1. Sem comentários para este grupo. Minha paixão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom reler as postagens e conhecer os apaixonados pelo grupo. Sua postagem está anônima. Poderia se identificar? Sempre Alerta!

      Excluir
  2. Sem comentários para este grupo. Minha paixão!

    ResponderExcluir
  3. Meu irmão Alexandre fez parte da 1ª turma de Escoteiro desse grupo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola, Angela, td bem? Seu irmão é o Alexandre que depois ingressou na Marinha? É um dos fundadores? Se puder, deixe seu contato ou fale comigo pelo Tel (21) 992774700 ou facebook. Obrigado!

      Excluir
    2. Sim, ele falou que ver se ainda tem fotos da época, ele tbm falou que, quem foi buscar os materiais que o Exercito doou, foram o Chefe Paulinho, Sr. Antonio Burnett, alguns escoteiros mais velho, incluindo ele, no Quartel de Triagem, foram: 32 marmitas; 32 cantis; 10 barracas; algunas lonas e 32 conjuntos de talheres(faca, garfo e colher), falou tbm que a Vera, filha do seu Burnette e irmão do Vagner, foi ajudante da 1ª Akelá Ciléia, e que o Zé Maria, foi chefe, ficou no lugar do Paulino, que esse foi chefiar o Grupo que tinha sido interditado, o Zé Maria é esse grandão de óculos escuro na primeira foto.

      Excluir
    3. Meu tel: 31342779 ou 981223946

      Excluir
    4. Sim, ele falou que ver se ainda tem fotos da época, ele tbm falou que, quem foi buscar os materiais que o Exercito doou, foram o Chefe Paulinho, Sr. Antonio Burnett, alguns escoteiros mais velho, incluindo ele, no Quartel de Triagem, foram: 32 marmitas; 32 cantis; 10 barracas; algunas lonas e 32 conjuntos de talheres(faca, garfo e colher), falou tbm que a Vera, filha do seu Burnette e irmão do Vagner, foi ajudante da 1ª Akelá Ciléia, e que o Zé Maria, foi chefe, ficou no lugar do Paulino, que esse foi chefiar o Grupo que tinha sido interditado, o Zé Maria é esse grandão de óculos escuro na primeira foto.

      Excluir
    5. Ola, Angela, tudo bem? A família possui fotos desta época? Poderia disponibilizar para nosso acervo? Sempre Alerta!

      Excluir
  4. Meu irmão Alexandre fez parte da 1ª turma de Escoteiro desse grupo.

    ResponderExcluir